Entenda como funciona a punição dos cartões e as suspensões dos Jocol

Para dirimir dúvidas sobre as punições, a Comissão Disciplinar informa como funciona a padronização das suspensões feitas por julgamentos ou por expulsões realizadas nas partidas.

Suspensão por três cartões amarelos

O atleta punido com 3 (três) cartões amarelos, deverá cumprir uma partida de suspensão, na partida subsequente.

Suspensão por cartão vermelho

O atleta punido com 1 (um) cartão vermelho, deverá cumprir uma partida de suspensão, na partida subsequente a que foi expulso.

Suspensão automática por dois jogos

Se um atleta pendurado (carregando dois cartões amarelos de outras partidas), receber um cartão amarelo no jogo, e em seguida, receber outro cartão amarelo, e em decorrência do segundo amarelo, na mesma partida, receber o cartão vermelho, irá cumprir 02(dois) jogos de suspensão. Voltando, após a suspensão, com os cartões zerados.

Se um atleta pendurado (carregando dois cartões amarelos de outras partidas), receber um cartão amarelo no jogo e sem seguida, receber um cartão vermelho direto, também irá cumprir automaticamente, 02 (dois) jogos de suspensão. Um pelo terceiro amarelo e outro pela expulsão direta. Ainda podendo receber outra punição, na Comissão Disciplinar. O atleta, após a punição, volta com os cartões zerados.

Nos Jocol, a aplicação de um cartão vermelho, não anula um possível cartão amarelo (recebido na mesma partida).

No Julgamento

Se um atleta receber pena de advertência, após expulsão, ele ficará de fora apenas de 01 partida, que é a suspensão automática. A suspensão automática vale como suspensão de 01 jogo. Essa suspensão, sempre contabiliza no cumprimento da pena. Logo, se um atleta for julgado e receber uma pena de 01 jogo de suspensão, essa penalidade é a suspensão automática. Quando um atleta recebe uma punição de 02 jogos (por exemplo), ele deverá cumprir a suspensão automática e ficar de fora de mais uma partida.